Suplementos Vitamínicos para Climatério e Menopausa

Menopausa e Climatério são duas ocorrências comuns no ciclo de vida da mulher. A menopausa é definida como a última menstruação. O climatério é ocasionado pela diminuição da produção de hormônios sexuais pelo ovário, portanto, acontece na fase de transição do período reprodutivo (fértil) para o não reprodutivo.

Para esse artigo é importante saber também o significado de Perimenopausa, identificado pelo período que antecede a
Menopausa e que pode durar vários anos.

Sintomas e Suplementação Favorável

É importante que as mulheres saibam a importância do consumo de suplementos vitamínicos para o Climatério e a Menopausa antes de começar esta fase de vida. Em alguns casos, a Perimenopausa pode começar em uma mulher muito cedo, por volta de 30 anos e, em raros casos, até mesmo antes. Por essa razão, é importante que as mulheres entendam desde cedo o assunto e procurem conhecer bem o seu corpo para reconhecer os sinais e/ou sintomas que podem ser corrigidos com o auxílio de um regime de suplemento vitamínico.

Os sintomas do Climatério e Menopausa são semelhantes e ambos podem ser causados por um desequilíbrio dos hormônios, especialmente de estrogênio. A Perimenopausa pode começar com alguns ou todos os seguintes sintomas:

  • Agravamento da síndrome pré-menstrual e/ou períodos irregulares
  • Diminuição do desejo sexual (libido) ou desconforto durante as relações sexuais devido à secura vaginal
  • Fadiga e/ou dificuldade em dormir
  • Alteração no humor
  • Urgência urinária ou vazamento de urina ao tossir ou espirrar
  • Aumento de peso
  • Cabelo e/ou pele secos
  • Perda de densidade óssea – Osteoporose

A Menopausa normalmente começa um ano depois que uma mulher teve seu último período menstrual.
A mulher ainda pode sofrer alguns ou todos os sintomas da  Perimenopausa, além de ter alguns ou todos os seguintes sintomas:

  • Depressão
  • Irritabilidade
  • Dores de cabeça
  • Dores de musculares
  • Aumento do risco cardiovascular
  • Ondas de Calor

Os Multivitamínicos são extremamente importantes para essa fase de vida da mulher. O ideal são os compostos de vitaminas A, B, C, D e E. Dê preferência para os que podem ser tomados duas vezes por dia, uma vez pela manhã e outro à noite, proporcionando nutrientes que podem ser utilizados pelo organismo ao longo do dia inteiro, em vez de uma só vez.

Uma dose adicional de Vitamina D também é necessária, principalmente porque ela promove a absorção de cálcio, aumentando a saúde óssea e, com isso, ajudando a prevenir algumas formas de câncer.

O Ômega 3 também deve ser consumido por toda mulher, numa porção diária de 1000mg, atuando como um complemento para manter o cérebro, coração e olhos em condições saudáveis. É um composto de óleo de peixe encontrado para beneficiar muitos aspectos da saúde e proteger contra as doenças. É um suplemento poderoso com diversos estudos a seu favor.

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer suplemento alimentar ou iniciar um tratamento médico complementar, incluindo o uso de remédios naturais ou à base de plantas, você deve fazer sua própria investigação e, em seguida, consultar pessoalmente o seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não compre produtos proibidos no Brasil, que não estejam registrados no Ministério da Saúde. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

Compartilhe nas Redes Sociais!