Metabolismo e perda de peso: sua importância na queima de calorias

Você provavelmente já ouviu pessoas lamentando o seu peso e culpando o metabolismo lento, mas o que isso significa? Será que o metabolismo realmente é o culpado? E se assim for, é possível acelerar o nosso metabolismo para queimar mais calorias?

É verdade que o metabolismo está ligado ao peso. Mas ao contrário da crença comum, um metabolismo lento raramente é a causa do excesso de ganho de peso. Embora o seu metabolismo influencia nas necessidades básicas de energia para o seu corpo, a sua ingestão de alimentos, bebidas e a sua atividade física é que, no final, vai determinar o quanto você pesa.

Definição básica de Metabolismo: Conversão de alimentos em energia.

O metabolismo é o processo pelo qual o corpo converte o que você comer e beber em energia. Durante este processo bioquímico complexo, calorias em alimentos e bebidas são combinados com o oxigênio para liberar a energia que o seu corpo precisa para funcionar. Mesmo quando você está em repouso, seu corpo precisa de energia para todas as suas funções “ocultas”, como a respiração, circulação sanguínea, ajustando os níveis hormonais, e em crescimento e reparação das células.

O número de calorias que seu corpo usa para realizar essas funções básicas é conhecido como a sua taxa metabólica basal – o que se pode chamar de metabolismo. Diversos fatores determinam a taxa metabólica basal de um indivíduo, incluindo:

A. Tamanho do corpo e composição
Os corpos de pessoas que são maiores ou tem mais músculos queimam mais calorias, mesmo em repouso.

B. Seu sexo
Os homens geralmente tem menos gordura corporal e mais massa muscular do que as mulheres da mesma idade e peso, queimando mais calorias.

C. Sua idade.
Conforme você envelhece, a quantidade de músculo tende a diminuir e aumenta o percentual de gordura no seu corpo, diminuindo a queima de calorias.

Sua taxa metabólica basal é responsável por cerca de 70% das calorias que você queima todos os dias. Além de sua taxa metabólica basal, outros dois fatores determinam quantas calorias seu corpo queima cada dia:

1 – Processamento de alimentos (termogênese).
Digerir, absorver, transportar e armazenar os alimentos que consomem também queima calorias. Este processo é responsável por 100 a 800 das calorias utilizadas diariamente. Para a maior parte das pessoas, a exigência de energia do seu corpo para o processamento do alimento consumido permanece relativamente constante e não é facilmente alterado.

2- Atividade física.
A atividade física e exercício físico – como jogar tênis, caminhar até a loja, perseguindo o cão e qualquer outro movimento – tem grande importância para a queima de calorias diária. A atividade física é de longe o fator mais determinante na quantidade de calorias que você queima a cada dia.

Metabolismo e peso

Pode ser tentador culpar o seu metabolismo pelo ganho de peso. Mas como o metabolismo é um processo natural, seu corpo tem muitos mecanismos que o regulam para atender às suas necessidades individuais. Só em casos raros é que você começa o ganho de peso excessivo por um problema médico que retarda o metabolismo, como a síndrome de Cushing ou ter uma glândula da tiróide (hipotiroidismo).

Infelizmente, o ganho de peso é complicado. É provável que esteja relacionado a uma combinação de genética, controles hormonais, composição da dieta e o impacto do ambiente sobre o seu estilo de vida, incluindo o sono, atividade física e estresse. Todos estes fatores resultam num desequilíbrio na equação de energia (absorção x queima).

Embora seja verdade que algumas pessoas parecem ser capazes de perder peso mais rapidamente e mais facilmente do que outros, todo mundo vai perder peso quando queima mais calorias do que consome. Portanto, para perder peso, você precisa criar um déficit de energia por comer menos calorias ou aumentar o número de calorias que você queima através da atividade física, ou ambos. #simplesassim :)

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