Deca Durabolin- (Decanoato de nandrolona)

Deca Durabolin é na verdade o nome da marca para o composto Decanoato de nandrolona. Este medicamento foi considerado muito forte por diversos médicos especialistas.

Esta era e ainda é a palavra final sobre a Deca. Vamos nos aprofundar no artigo, explicando alguns efeitos positivos e outros efeitos colaterais dessa droga.

Deca Durabolin: Efeitos Positivos

Primeiro de tudo, vamos acabar com um mito. É errado dizer que a Deca (nandrolona em geral) produz muitos efeitos colaterais estrogênios ou androgênios. Isso não ocorre com frequência porque a Deca tem uma taxa muito baixa de aromatização (conversão para estrogênio através da enzima aromatase),
que corresponde a aproximadamente 20% da taxa de testosterona.

Além disso, se você fizer uma boa pesquisa, irá ver em muitos lugares que Deca Durabolin armazena água no tecido conectivo, aliviando dores articulares. Apesar de não ter como quantificar essa afirmação, ou onde ela começou, foi feito um estudo com mulheres em pré-menopausa, onde o consumo de Deca Durabolin melhorou a síntese de colágeno (1). E outro estudo o uso de Deca Durabolin foi responsável pelo aumento do conteúdo mineral ósseo (2). Em ambos os estudos foram utilizados baixas doses, insuficientes para promover o crescimento muscular.

Devido à sua função receptora de andrógeno, a Deca é um anabolizante poderoso para o ganho de massa. Esse efeito é
gerado pela sua função retentora de nitrogênio, que é um fator importante para o crescimento muscular e ganho de massa magra.

A Deca também tem um tempo de ação longo. Podemos ver no gráfico abaixo que um consumo de 100mg de Deca (representado pelos círculos) é capaz de deixar relativamente ativos e estáveis os níveis de nandrolona plasma por quase 10 dias.

Deca Durabolin: Efeitos Colaterais

Muitos usuários da substância também se queixam de retenção de água como principal efeito colateral dessa droga. Agora, a pior notícia: Deca é uma progestina (assim como todos os nandrolones), infelizmente, isso acontece para estimular o receptor de progesterona, bem como a progesterona em si (3), abrindo as portas para muitos possíveis efeitos colaterais, como:

  • Retenção de Água
  • Acne
  • Alterações no libido

Outros efeitos colaterais raros podem surgir com o consumo prolongado e/ou doses exorbitantes, como:

  • Ruptura de tendão decorrente do aumento exorbitante de massa muscular
  • Aumento do colesterol LDL
  • Infarto agudo do miocárdio
  • Morte súbita por hipertrofia ventricular esquerda

Deve-se entender que a maioria desses efeitos são raros, apesar de tudo. A razão principal é pelo fato da Deca ser uma droga supressora, quando se trata dos efeitos causados aos seus níveis naturais de testosterona. É por isso, que o uso desse anabolizante geralmente é administrado com outros como Durateston ou Deposteron,
mas deles falaremos mais para frente, em futuras postagens.

Fonte: Revista Mens Health’s

Referências:
(1) Metabolismo. 1990 Nov;39(11):1167-9 1990 Nov; 39 (11) :1167-9 (2) Effects of nandrolone decanoate on bone mineral content R, Righi GA, Turchetti V, Vattimo A.) (3) Cancer Res 1978 Nov;38(11 Pt 2):4186-98

Informação Legal:  Decanoato de nandrolona é uma substância controlada e sua venda e distribuição é proibida no Brasil. A Anvisa e a Polícia Federal monitoram regularmente a venda dessa droga, tanto em farmácias, quanto pela internet. Desde que a droga não seja utilizada para tratamento médico, a venda ou consumo de Anavar é considerado um crime.

Compartilhe nas Redes Sociais!