Comida demais? Entenda o porquê do seu exagero alimentar.

Muitas vezes, as pessoas acreditam que ganham peso por comer demais. Entretanto, especialistas estimam que 75% desse “comer demais” está ligado ao nosso estado emocional. Então, é importante analisar este ganho de peso não como a causa, mas a consequência de algo muito maior.

Encontrar o real motivo que nos faz comer além do que realmente precisamos pode dar um trabalho, mas assim que a causa é descoberta, você estará pronto para retomar as rédeas dos seus hábitos alimentares, da sua vida.

Olha só algumas dicas:

  • Pare de buscar conforto na comida. Basta o estresse chegar para devorar aquela barra de chocolate ou hambúrguer. Perceba o mal que isso te causa e pare agora mesmo!
  • Analisando os motivos. Reagir às emoções com comida é um comportamento subconsciente, e demora até que você consiga perceber esses gatilhos. Por exemplo, estudos comprovam que a gente acaba comendo mais ao sair com amigos. Um gatilho que pode ser considerado como “comida social”. Você come quando está chateado, exausto ou pula refeições? Da próxima vez que você comer demais, não se sinta frustrado. Escreva a causa que te levou a tal comportamento. Ao fazer isso por um mês, ficará mais fácil compreender um padrão e identificar seus gatilhos.
  • Mude seu comportamento. Uma vez que você identificou seus gatilhos, você pode começar a tentar mudar seus hábitos. O segredo é você distrair sua mente ao invés de comer. Bateu a ansiedade, tristeza, deprê? Ao invés de atacar o sorvete, tente dar uma caminhada, ouvir música ou ligar para um amigo.
  • Recompense a si mesmo. Nós somos muito bons em castigar a nós mesmos quando comemos demais, mas nos esquecemos também de nos recompensarmos por comer bem. Faça algo muito bacana que você não costuma fazer com frequência. Compre um livro, um perfume, vá ao cinema.
  • Não hesite caso precise de ajuda. O ganho de peso pode ser sintomático, camuflando uma causa muito mais grave. Reconheça caso precise de ajuda de alguém próximo ou um profissional. Você só tem a ganhar!

Autor: Dennys Amaro

Jornalista formado e pós-graduado, mas, acima de tudo, um curioso. Fascinado pela vida saudável e também amante de comidas calóricas, tenta buscar o equilíbrio entre o quê vê no espelho e a paixão pelos aromas, cores e sabores da culinária. Frequentador assíduo da academia (menos em dias de chuva).

Compartilhe nas Redes Sociais!