Babem, muchachos! Alfajor funcional delicioso.

Alfajor é uma iguaria que tem ficado cada vez mais fácil de achar aqui no Brasil. Entretanto, não são nada baratos, ainda mais se forem preparados com ingredientes mais leves, funcionais. Que tal, então, prepará-los em casa, o que barateia muito o custo e você ainda pode fazer do jeitinho que acha mais gostoso!

Ingredientes:

2 ovos
1 colher de sopa de açúcar demerara
50g de manteiga ghee gelada
160g de farinha de arroz
30g de farinha de amêndoas
45g de fécula de batata ou amido de milho
1 colher de chá de goma xantana ou CMC
1 colher de chá de fermento em pó
Chocolate 70% derretido para cobrir
Recheio de doce de leite sem lactose

Modo de fazer:

Bata os ovos com o açúcar. Reserve. Misture os secos e adicione a ghee gelada até formar uma farofa. Adicione os ovos batidos até formar uma massa. Leve-a para a geladeira por 20 minutos para firmar. Corte em discos e leve ao forno a 180 graus em forma com papel manteiga untado por 20 a 30 minutos. Para a cobertura, derreta em banho-maria 2/3 do chocolate e separe 1/3 picado e frio para misturar nele depois. Esse processo vai impedir que ele volte a derreter após cobrirmos o alfajor.

Fernanda Pereira Carneiro é uma jornalista que troca, nas horas vagas, bloco e caneta por avental e panelas. Depois de emagrecer 17 kg, e sentiu a necessidade de criar pratos além da básica saladinha. Dica: uma boa xícara de dedicação diária é o segredo para qualquer dieta.

Leia aqui mais artigos desse autor

Compartilhe nas Redes Sociais!