Anavar – Oxandrolona: Tire suas Dúvidas

Anavar é um esteróide anabólico suave e amplamente utilizado por muitos atletas e fisiculturistas. A principal razão para a sua utilização é que a droga pode ajudar a ganhar peso.

Uma das principais razões pelas quais esta droga é muito popular entre os atletas é que, em doses baixas, não é convertida em estrógeno. Uma ótima saída para quem se preocupa com a ginecomastia. Alguns atletas ainda afirmam que a retenção de água também é muito menor com esta droga.

Anavar foi introduzido no mercado norte-americano há quase 50 anos. Durante os primeiros dias foi utilizado para tratar uma variedade de distúrbios de infertilidade, anemias e outros tipos de doenças. No entanto, a droga não é amplamente utilizada na medicina clínica hoje.

Anavar tem duas grandes vantagens quando comparada com outros esteróides anabolizantes. Ela pode não ser convertida em estrogênio e não influencia significativamente o eixo hipotálamo-hipófise  em doses baixas. Por não se converter em estrogénio, os homens podem ficar despreocupados com o crescimento dos mamilos, já por não afetar o eixo hipotálamo-hipófise, a substância não tem efeitos catastróficos sobre a produção natural da testosterona. Isso significa que o indivíduo que consome Anavar, em doses baixas, fica livre de efeitos colaterais, tais como perda da libido ou impotência e atrofia testicular, efeitos que são comumente proporcionados por outros esteróides anabolizantes.

Farmacologia :

Oxandrolona (Oxandrin) é um esteróide anabólico que tem todas as propriedades de uma droga androgênica. As ações da droga são similares aos observados com a testosterona. Em doses pequenas, a droga tem propriedades anabólicas controlada, mas em altas doses, também tem atividade androgênica potente.

Quando utilizado em altas doses, a droga pode influenciar o hipotálamo e suprimir a liberação das gonadotrofinas, o que leva a uma diminuição na síntese de testosterona. Como todos os outros esteróides anabólicos, Oxandrolona também aumenta os níveis de colesterol ruins e diminui os níveis de colesterol bons. Anavar é um dos poucos esteróides anabolizantes que não é convertido em estrogênio, quando usado em baixas doses.

A droga é raramente utilizada na medicina clínica. Nas últimas décadas, foi usada para tratar pessoas com vários tipos de anemias, perda de peso, pacientes com HIV, assim como já foi experimentado no tratamento da osteoporose. No entanto, o desrespeito generalizado desta droga conduziu Searle em 1989, a cessar a produção da droga.

Os direitos sobre a oxandrolona foram adquiridos pela Bio-Technology General Corporation (hoje Savient Pharmaceuticals Inc.), que em 1995, após testes clínicos bem-sucedidos, passou a comercializar a oxandrolona sob o nome de Oxandrin. Hoje, alguns médicos prescrevem Oxandrin para tratar pacientes moribundos, ganho de peso após o trauma, queimaduras ou graves infecções. Às vezes é combinado com corticosteróides para o tratamento da dor óssea em pacientes com câncer.

Dose :

Para uso em pacientes com anemia ou para ajudar as pessoas a ganhar peso, a dose para adultos é 2,5-20mg /dia em 2-4 doses divididas. Algumas pessoas conseguem resultados com a dose mais baixa e outras requerem uma dose mais alta. A duração do tratamento é geralmente 3-6 semanas. A dose é aumentada gradualmente quando não há resposta, o que se constata nas quatro primeiras semanas. Oxandrolona está disponível como comprimido na dose de 2,5mg ou 10mg.

Como todos os esteróides anabolizantes, o Anavar (Oxandrolona) também tem alguns efeitos colaterais. Nas doses baixas, a maioria dos efeitos colaterais são menores e raros. Os efeitos colaterais em doses baixas podem incluir um pouco de desconforto abdominal, náuseas ou diarréia. Entretanto, em doses exageradas os efeitos colaterais incluem:

  • Icterícia
  • Necrose hepática rara
  • Câncer de fígado
  • Mal-estar geral
  • Atrofia testicular
  • Queda de cabelo
  • Ampliação do peito
  • Dores de estômago, náuseas, inchaço
  • Acne, pele oleosa
  • Diarréia
  • Irregularidades menstruais
  • Atrofia testicular

Vale informar que a maioria destes efeitos colaterais são reversíveis quando a droga é interrompida.

Existem algumas condições onde Oxandrolona não deve ser utilizada. Estas incluem pacientes com:

  • Suspeita de câncer de próstata
  • Câncer de mama, seja no sexo masculino ou feminino
  • Gravidez
  • Se houver evidência de hipercalcemia
  • Alergia aos esteróides anabolizantes

Fisiculturistas:

Muitos fisiculturistas tem o Anavar como sua droga favorita. A droga é facilmente absorvida após a ingestão e deve ser tomada com uma refeição. A dose habitual para os homens é de um comprimido duas vezes por dia. As mulheres precisam tomar apenas um comprimido por dia. A maioria dos atletas geralmente começam com doses baixas. Muitos combinam Anavar com outras drogas, uma vez que em doses baixas Anavar tem efeitos colaterais mínimos. Anavar é muitas vezes combinada com dianabol, winstrol ou anadriol. A duração do ciclo varia em torno de 4 à 8 semanas. A dosagem exata para iniciar o tratamento é variável, mas a maioria dos especialistas recomendam um total de 5mg por dia, seguido de um aumento gradual durante as 2 ou 3 primeiras semanas.

O Anavar é muito procurado pelas mulheres, pois não tem o mínimo de efeitos hormonais quando administrado em doses baixas. No entanto, se a dose for superior a 5 mg por dia e se a duração do tratamento for superior a seis semanas, os sinais anabólicos podem se tornar evidentes. O ganho de peso por consumo de Anavar é lento e gradual. A maioria dos praticantes de musculação conseguem um ganho de peso após 3 ou 4 semanas.

Sinais de disfunção hormonal para as mulheres incluem o seguinte:

  • Mudança na voz
  • Diminuição da libido
  • Alargamento do clitóris
  • Acne
  • Crescimento de cabelo excessivo

Mulheres que desenvolvem qualquer disfunção hormonal deve parar imediatamente o consumo da droga. Embora a acne e o crescimento excessivo de pelos podem mudar com a suspensão do medicamento, outros efeitos nem sempre são reversíveis.

Avisos :

Todos os esteróides anabolizantes têm o potencial de danificar o fígado e causar icterícia. Há muitos casos de indivíduos que desenvolveram alguma disfunção hepática, tendo comprometido o fígado. A complicação mais grave de qualquer esteróide anabólico é o câncer de fígado e, assim, todas as pessoas que tomam este medicamento devem estar cientes desta complicação. O recomendável para pessoas que fazem uso desses medicamentos são exames hepáticos e até mesmo ultra-som de rotina anual no fígado.

Overdose :

A maioria dos esteróides anabolizantes são geralmente bastante seguros e a overdose é muito improvável. Mesmo que se tome muitos comprimidos, os efeitos agudos do Anavar não são fatais, mas poderão ser sentidos ao longo do tempo.

Exames Desportivos :

Anavar e seus metabólitos são facilmente detectadas na urina. A maioria das principais organizações desportivas regulamentam o teste de urina para identificar o uso irregular de esteróides anabolizantes. Alguns metabolitos de Anavar podem permanecer no corpo de 7 à 14 dias após a última dose.

Referências:
1. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism Vol. 84,
No. 8 2705-2711
2. Int J Obes Relat Metab Disord 1995 Sep;19(9):614-24
3. J Clin Endocrinol Metab. 2004 Oct;89(10):4863-72
4. L. Rea, Chemical Muscle Enhancement
5. Mt Sinai J Med. 1999 May;66(3):201-5
6. Clinical Endocrinology 38(4):393-398, The effects of
oxandrolone on the growth hormone and gonadal axes in boys
with constitutional delay of growth and puberty
7. Clin Endocrinol (Oxf). 1997 Feb;46(2):209-16
8. J Clin Endocrinol Metab. 1962;22;:921-927
9. Clin Pharmacol Ther. 1973;14:86-866
10. Posit Aware 1998 Jul-Aug;9(4):49-51
11. J Acquir Immune Defic Syndr. 2006 Mar;41(3):304-14
12. Drugs. 2004;64(7):725-50

Informação Legal:  Oxandrolona é uma substância controlada e sua venda e distribuição é proibida no Brasil. A Anvisa e a Polícia Federal monitoram regularmente a venda dessa droga, tanto em farmácias, quanto pela internet. Desde que a droga não seja utilizada para tratamento médico, a venda ou consumo de Anavar é considerado um crime.

Compartilhe nas Redes Sociais!